Saturday, September 27, 2008

Morre Paul Newman

O ator americano Paul Newman, 83, morreu neste sábado(27), devido a um câncer de pulmão - ele era um fumante inveterado. Em 31 de julho deste ano, foi divulgada oficialmente que o ator estava com câncer pelo Centro de Tratamento de Câncer Sloan-Kettering, em Nova York. Como o tratamento contra a doença não deu resultado, Paul decidiu ir para casa e morrer perto da família.

Newman teve cinco filhas, sendo duas de seu primeiro casamento. Em 1958, ele se casou com a atriz Joanne Woodward, com quem teve três filhas. Neste ano eles completaram 50 anos de casados, feito raro neste meio. "Para que fazer besteira com hambúrgueres se tenho um filé de primeira em casa?", disse Newman, sobre a relação com Woodward. O casal morava em Connecticut desde que decidiram abandonar Hollywood, em 1960.

Uma das paixões do ator era o automobilismo, tanto que ele era proprietário de uma equipe de corrida de carros.
Além disso ele criou a "Newman's Own Foundation"- uma companhia alimentícia cujos lucros eram destinados a instituições de caridade. Newman criou a instituição depois que o único filho, Scott, morreu por overdose, em 1978.

Paul Newman que atuou em mais de 50 filmes, como Gata em Teto de Zinco Quente e Butch Cassidy ganhou dois Oscar, um pelo conjunto da obra, em 1986, e outro como Melhor Ator pelo filme A Cor do Dinheiro(foto), em 1987.

No comments: