Monday, February 25, 2008

Oscar 2008 - Melhores interpretações

A grande surpresa da 80ª edição dos prêmios da Academia das Artes e Ciências Cinematográficas, o Oscar 2008, foi que não teve nenhum americano vencedor nas categorias de melhores atores. Teve dois britânicos - Daniel Day-Lewis e Tilda Swinton -, uma francesa - Marion Cotillard - e um espanhol - Javier Barden.

Marion Cotillard, 32, ganhou o Oscar de melhor atriz, por sua sua interpretação de Edith Piaf em Piaf - Um Hino ao Amor. Cotillard, que já vencera o Globo de Ouro e o Bafta, é a segunda francesa a vencer na categoria principal, depois de Simone Signoret em 1960.

Daniel Day-Lewis, 50, não surpreendeu, era o favorito a receber o Oscar de melhor ator por interpretar um empresário do petróleo inescrupuloso no filme Sangue Negro. Foi o segundo Oscar do ator nesta categoria, o primeiro foi em 1990 por seu trabalho em Meu Pé Esquerdo.

Tilda Swinton, 47, levou o Oscar de melhor atriz coadjuvante por seu papel de uma fria advogada em Conduta de Risco. Ela não estava entre as mais cotadas da categoria, as favoritas eram a australiana Cate Blanchet (Não Estou Lá) e a veterana Ruby Dee (O Gângster).

Javier Bardem, 38, ganhou o Oscar de melhor ator coadjuvante por interpretar o assassino Anton Chigurh no filme Onde Os Fracos Não Têm Vez, dos irmãos Coen. Ele já havia conquistado todas as estatuetas da temporada de premiação do cinema americano, incluindo o Globo de Ouro e o prêmio do Sindicato dos Atores (SAG). Bardem é o primeiro espanhol a receber um Oscar de interpretação.

No comments: