Saturday, February 16, 2008

Tropa de Elite sai com o Urso de Ouro em Berlin

Foto Markus Schreiber/AP
Não foi surpresa para nós brasileiros ver o filme Tropa de Elite, de José Padilha(foto), ganhar neste sábado, o prêmio máximo do Festival de Berlin, o Urso de Ouro. Já para os outros...
Quando o filme foi exibido na mostra competitiva, deixou a crítica dividida. Para uns Tropa de Elite era uma obra "fascista" e para outros era um filme "inteligente".
Padilha recebeu o troféu das mãos do presidente do júri, o diretor franco-grego Constantin Costa-Gavras.
"É difícil expressar sentimentos em qualquer língua. Costa-Gavras é um herói para todos na América Latina, por todos os filmes que fez", disse o diretor brasileiro.
O filme brasileiro concorreu com vinte filmes, entre eles, o documentário Standard Operating Procedure, de Errol Morris, sobre as torturas a presos iraquianos em Abu Ghraib, que ficou com o Urso de Prata.
No último final de semana, o Tropa de Elite foi anunciado nos jornais internacionais como um novo Cidade de Deus. José Padilha chegou a ser citado pela Screen Magazine como o "dono de um fenômeno cinematográfico".
Antes de Tropa de Elite, o filme Central do Brasil, dirigido por Walter Salles, também levou o Urso de Ouro e Fernanda Montenegro, levou o Urso de prata como Melhor Atriz, em 1998.
Parabéns Padilha e equipe por mais essa vitória!!!

No comments: