Sunday, April 06, 2008

Morreu

O ator Charlton Heston, 84 anos, vencedor do Oscar em 1959 por sua interpretação em Ben Hur, morreu na noite deste sábado, 5, em sua residência em Beverly Hills. De acordo com o comunicado da família, Heston vinha lutando nos últimos anos contra o Mal de Alzheimer e morreu com sua esposa Lidia, 64 anos, ao seu lado.
Charles Heston nasceu em Evanston, Illinois, no dia 4 de outubro de 1923, e sua estréia no cinema ocorreu em 1941, quando protagonizou o longa-metragem Peer Gynt.
Sua preferência pelos papéis históricos ficou evidente novamente quando viveu Marco Antonio no filme Julius Caesar(1950), embora sua atuação como o dono de circo Brad Baden no épico de Cecil B. DeMille, O Maior Espetáculo da Terra(1952) tenha lhe dado status de estrela. Ainda do mesmo diretor, Heston interpretou Moisés no grande sucesso Os Dez Mandamentos(1956), antes de brilhar em Ben Hur(1959), de William Wyler.
A seguir, Heston interpretou dezenas de heróis históricos e de ficção, com os papéis em El Cid(1961), e em Agonia e Êxtase(1965).
Outras de suas memoráveis interpretações foram a de um astronauta perdido no filme de ficção científica Planeta dos Macacos(1968) e a de um detetive em No Mundo de 2020(1973).
Depois, Heston passaria a atuar em bem-sucedidas séries de TV, incluindo Dinastia e The Colbys.
Embora Heston tenha se autoproclamado liberal nos anos 60, inclusive acompanhando o reverendo Martin Luther King, na marcha em defesa dos direitos civis em Washington em 1963, suas idéias políticas nos anos 80 se voltaram mais para a direita. Tanto que ele trocou seu registro eleitoral do Partido Democrata para o O Partido Republicano, apoiando o direito às armas de fogo. Heston chegou a ocupar a presidência da Associação Nacional de Rifles (NRA).

No comments: