Tuesday, October 25, 2005

Globo acusada de plágio por "Alma Gêmea"


Foto divulgação

Carlos de Andrade está processando a Rede Globo por suposto plágio do seu livro "Chuva de Novembro", de 1997, na novela Alma Gêmea, de Walcyr Carrasco. Segundo o colunista Daniel Castro, do jornal Folha de S.Paulo, o desconhecido escritor entrou com ação, no mês passado, pedindo 10% do faturamento de toda a novela. Na última sexta, o juiz da 33ª Vara Cível de São Paulo determinou a intimação da Globo.
Andrade afirma que a trama de reencarnação de Alma Gêmea é um plágio de seu romance, que conta a história do músico Caio (equivalente a Rafael/Eduardo Moscovis em Alma Gêmea), que se apaixona por Caressa (Luna/Liliana Castro) e dá a ela uma "rosa única", amarela (branca na novela), despertando a raiva de sua prima Regina (Cristina/Flávia Alessandra). Regina elabora um plano e atrai Gaviola (Guto/Alexandre Barilari) para executá-lo. Mas o plano dá errado e Caressa morre.
O autor Walcyr Carrasco nega a acusação. "Não conheço o autor ou o livro", falou. Será???

4 comments:

Anonymous said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Jacque said...

Ish! Se for verdade, vai dar uma grana boa ao autor do livro.

Vera F. said...

Jacque acho que o Walcyr Carrasco não precisa deste expediente, mas realmente a trama principal é idêntica.

Unknown said...

Eu li Chuva de Novembro e vi a novela na mesma época e realmente achei que era a mesma historia, só o que mudou foi o final da Crisitina da novela que foi levada pelo proprio diabo pro inferno e a Regina do livro que viveu com o remorso de ter causado a morte da prima por toda a sua vida e não morreu no final do livro.

Acho que foi plagio sim, pelo menos uns 90% do livro.