Sunday, October 23, 2005

A grande dama desabafa


Desabafo da atriz Fernanda Montenegro na coluna de Ancelmo Gois, do O Globo:
“Li na sua coluna que estão repudiando os nossos depoimentos (os dos artistas).
Para os artistas ou não artistas, pelo Sim ou pelo Não, o voto é obrigatório. A opção tem que ser feita: a favor ou contra as armas. Este voto, repito, obrigatório, nesta altura dos acontecimentos, é, ele sim, a maior violência que se podia arquitetar para nos atazanar mais ainda neste momento inesquecível da nossa vida pública. Jogam sobre nós, brasileiros, mais esta rasteira politicamente memorável. A velha violência das metralhadoras, granadas, revólveres, bazucas, mísseis etc... etc... esta nenhum governo quer realmente encarar. Nem governo federal, nem estadual, nem municipal. A guerra civil está aí, o governo paralelo está aí, o imenso problema social está aí. E nos põem este dilema, a nós, artistas e não artistas. Bala com bala. Nem em cena eu me lembro de ter pegado numa arma, nem mesmo de brinquedo. Nem sei direito onde está o gatilho. Como artista, e com muita honra, voto Sim. Voto 2. O resto é um salve-se quem puder.”
Assino em baixo do que a falou Fernanda, mesmo sabendo que o "Não" deve ganhar. Infelizmente!

2 comments:

Jacque said...

Belíssimo comentário esse da Fernanda. Eu votei Não, e mesmo ele tendo vencido não me senti nem um pouco satisfeita com isso. Não quero violência, quero um plano do governo, quero atitude!
Beijos.

Vera F. said...

É isso que todos queremos Jacque. A Fernanda é chique!!! Por isso não gostei do depoimento do Fagner. Não dá para generalizar como ele fez.Bjos.